A ARTE SAI À RUA - Associação Cultural Santiago do Cacém

SAI
À RUA
2021   |HERANÇA CULTURAL DO ALENTEJO

Tema “Herança Cultural do Alentejo”, que envolve o nosso património histórico edificado, os usos e costumes, as tradições, o artesanato, a arquitectura alentejana. Convidámos alguns artistas da região a exporem os seus trabalhos fotográficos e a par iremos também ter poesia popular, realizada por poetas do nosso Concelho.

A ARTE SAI À RUA. Acabámos a apresentação dos artistas cujo os trabalhos estão este ano em exposição. A Associação Cultural de Santiago do Cacém agradece a todos os artistas que participaram e que nos deram a conhecer o seu trabalho.

Todos os anos, através desta iniciativa, pretendemos dar a conhecer pessoas que são do nosso Concelho , naturais ou que tem ligações muito próximas a este território e que o tomaram como também, um pouco seu.

Convidamo-los a visitar a exposição, passeando pelas ruas desta cidade e a apreciar as fotos e a poesia que está, e estará, durante todo o mês patente ao público. Visitem!
2020   |OS AFECTOS

Tema apresentado "Os Afectos", que tem a ver com um conjunto de sentimentos, que dada a conjuntura, estão de certa forma adormecidos, e precisam de ser reforçados, avivados nas nossas vidas. Os abraços, os carinhos, os cumprimentos, estão de momento em “pausa”, mas não poderão estar para sempre!
A par, com esta iniciativa, pretendemos também expor poesia de pessoas convidadas do Concelho, que reflita as imagens que irão ser expostas.

A Associação à semelhança do ano passado, está a levar a cabo uma exposição de fotografia e poesia pelas ruas de Santiago, no âmbito do projecto " A Arte Sai à Rua” que pretende, acima de tudo, levar as mais variadas expressões de arte até junto das pessoas, a locais que elas frequentam diariamente. Neste caso específico, a fotografia, a poesia e os contos vão tomar de assalto as paredes das ruas de Santiago do Cacém e mostrar muitos artistas do nosso Município que se escondem atrás de uma câmara fotográfica ou atrás de letras e pontuação. Este ano, o tema são os “Afetos”, aqueles sentimentos e emoções que nutrimos por alguém, por alguma coisa que nos marcou, por um lugar especial, por animais…pela vida e tudo aquilo que ela representa! A pandemia, e o que adveio dela, privou-nos do contacto, da pele, privou-nos de muitos dos que amamos. Foi um violento ataque aos afetos, e por tal, achámos necessário salientar a sua importância nas nossas vidas, através do olhar de cada um destes artistas que convidámos a expor. Para viajarem através dos sentimentos e emoções dos nossos artistas, basta seguirem o percurso proposto e tentarem visualizar com os mesmos olhos e o mesmo amor que eles dedicam ao que fazem

2019   |SANTIAGO DO CACÉM / ALENTEJO

Tema apresentado “Santiago do Cacém/ Alentejo”

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE:
-  MARIA LÚCIA PEREIRA;
- CUSTÓDIA MALVEIRO;
- FELIZARDA BARRADAS;
- ANTÓNIO CANARIA;
- JOSÉ MATIAS;
- JOÃO COELHAS;
- JOÃO DE SOUSA;
- JORGE PENEDO;
- NUNO MATEUS;
- PAULO CHAVES;
- SÉRGIO SANTIAGO.
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS : a todos os participantes, a todos os que nos possibilitaram as paredes das suas casas para expor, ao RICARDO LYCHNOS, nosso designer, ao nosso patrocinador , LITORAL PRINT , à CMSC e União de Freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e S. Bartolomeu da Serra e à nossa CONSTANÇA TEIXEIRA pelo apoio.

| PROJETOS / ACTIVIDADES
Enviar para trás