TORRE DO RELÓGIO - Associação Cultural Santiago do Cacém

Go to content
|  TORRE DO RELÓGIO   
Classificação: Torre
Cronologia:   Séculos XVII-XX (XXI- século a que chegou o imóvel embora sem funções originais;
Situação: Localizada no Beco da Misericórdia, anexa ao antigo hospital do Espírito Santo
Propriedade: Pertence ao Município de Santiago do Cacém
Referencias: AN/TT Dicionário Geográfico 1758:1220; Falcão 1991:34; A.M.S.C., Livro de Actas de Vereação de 5 de julho de1856 a 25 de maio de 1859 vº; Silva 1869:74.SOBRAL, Carlos; MATIAS, José – Património Edificado de Santiago do Cacém: Breve Inventário. Lisboa: Colibri e Câmara Municipal de Santiago do Cacém, 2001.

Classification:  Tower
Chronology:  17th-20th centuries (21st-century that the property reached, although without original functions);
Situation: Located in Beco da Misericórdia, attached to the old hospital in Espírito Santo
Property: Belongs to the Municipality of Santiago do Cacem
References: AN/TT Geographic Dictionary 1758:1220; Falcon 1991:34; A.M.S.C., Book of Minutes of Council from July 5, 1856 to May 25, 1859 vº; Silva 1869:74.SOBRAL, Carlos; MATIAS, José – Built Heritage of Santiago do Cacém: Brief Inventory. Lisbon: Colibri and Municipality of Santiago do Cacém, 2001.


Classification:  Tour
Chronologie:  XVIIe-XXe siècles (21e siècle que le bien a atteint, bien que sans fonctions d'origine) ;
Situation:  Situé à Beco da Misericórdia, rattaché à l'ancien hôpital d'Espírito Santo
Propriété:  Appartient à la municipalité de Santiago do Cacém
Références : AN/TT Geographic Dictionary 1758:1220 ; Faucon 1991 : 34 ; A.M.S.C., Livre des procès-verbaux du Conseil du 5 juillet 1856 au 25 mai 1859 vº ; Silva 1869 : 74.
SOBRAL, Carlos ; MATIAS, José – Patrimoine bâti de Santiago do Cacém : Bref inventaire. Lisbonne : Colibri et Municipalité de Santiago do Cacém, 2001.

A Torre do Relógio foi construída entre 1667 e 1687, junto às Casas da Câmara, em substituição de uma das torres do Castelo, que serviam de cantoneira às casas do alcaide (V. Silva 1869:74) e que de acordo com o estado de conservação do castelo, ameaçava derrocar.
 
Com o terramoto de 1755, a torre sofreu alguns danos consideráveis, facto que deve ter contribuído para que voltasse a ficar seriamente danificada com o terramoto de 1858.
 
O exterior da torre, construída com erário municipal apresenta uma tipologia arquitectónica enquadrada num Maneirismo tardio, que neste caso foi protagonizado ela utilização de cunhais e portal de acesso em aparelho justiçado e por uma escala vertical desequilibrada e ambígua, com desenvolvimento em três registos distintos: corpo da torre, ventanias e corúcheu (é o remate final piramidal ou cónico de uma torre ou de um campanário. Este tipo de construção é muito frequente na arquitectura do norte da Europa e da Europa Central).
 
No interior da torre, orientada por uma plana quadrada, observa-se apenas uma escadaria ascendente, em pedra de cantaria, disposta em torno de um poço central rectangular (destinado aos pesos do mecanismo do relógio), que liga as duas frestas exteriores, as quatro ventanias sineiras, uma das quais com a aplicação de boa parte da pedra do mostrador circular do relógio seiscentista, e, por fim, o interior do coruchéu abobadado em barrete de clérigo.
 
Neste momento, a única coisa que poderá observar são as ruínas desta Torre que se encontra à espera de recuperação.
 
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/279

The Clock Tower was built between 1667 and 1687, next to the Town Hall, to replace one of the Castle towers, which served as a corner to the mayor's houses (V. Silva 1869:74) and which according to the state of conservation of the castle, threatened to overthrow.
 
With the earthquake of 1755, the tower suffered some considerable damage, a fact that must have contributed to it being seriously damaged again by the earthquake of 1858.

The exterior of the tower, built with the municipal treasury, presents an architectural typology framed in a late Mannerism, which in this case was characterized by the use of corners and access portal in a judicious apparatus and by an unbalanced and ambiguous vertical scale, with development in three distinct registers: tower body, winds and corúcheu (it is the final pyramidal or conical finish of a tower or a bell tower. This type of construction is very common in northern and central European architecture).

Inside the tower, oriented by a square plan, there is only an ascending staircase, in ashlar stone, arranged around a central rectangular well (intended for the weights of the clock mechanism), which connects the two outer crevices, the four bell winds, one of which with the application of much of the stone of the 17th century clock's circular dial, and, finally, the interior of the vaulted spire in a clergyman's cap.

Right now, the only thing you can see are the ruins of this Tower, which is awaiting recovery.

 
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/279
 
La Tour de l'Horloge a été construite entre 1667 et 1687, à côté de l'Hôtel de Ville, pour remplacer l'une des tours du Château, qui servait d'angle aux maisons du maire (V. Silva 1869:74) et qui selon l'état de conservation de le château, menacé de renversement.
 
Avec le tremblement de terre de 1755, la tour a subi des dommages considérables, ce qui a dû contribuer à ce qu'elle soit à nouveau sérieusement endommagée par le tremblement de terre de 1858.
 
L'extérieur de la tour, construit avec le trésor municipal, présente une typologie architecturale encadrée dans un maniérisme tardif, qui dans ce cas se caractérisait par l'utilisation des angles et du portail d'accès dans un appareillage judicieux et par une échelle verticale déséquilibrée et ambiguë, avec développement en trois registres distincts : corps de tour, vents et corúcheu (c'est la finition pyramidale ou conique finale d'une tour ou d'un clocher. Ce type de construction est très courant dans l'architecture d'Europe du Nord et centrale).
 
A l'intérieur de la tour, orienté par un plan carré, il n'y a qu'un escalier ascendant, en pierre de taille, disposé autour d'un puits central rectangulaire (destiné aux poids du mécanisme de l'horloge), qui relie les deux crevasses extérieures, les quatre vents de cloche, dont l'un avec l'application d'une grande partie de la pierre du cadran circulaire de l'horloge du XVIIe siècle, et, enfin, l'intérieur de la flèche voûtée en bonnet d'ecclésiastique.
 
À l'heure actuelle, la seule chose que vous pouvez voir ce sont les ruines de cette tour, qui est en attente de récupération.
 
https://atlas.cimal.pt/drupal/?q=pt-pt/node/279
ESTRUTURA DO SITE
Rua Dr. Manuel de Arriaga, Nº 20
7540 Santiago do Cacém Santiago do Cacém
copyright Associação C. Santiago do Cacém | Webmaster- mcm
Enviar para trás