CASA ENCARNADA - Associação Cultural Santiago do Cacém

Cronologia:   Séc. XX-XXI
Situação: Localizada na Rua Machado dos Santos n.º29
Propriedade: Pertencia ao Casal Silva
Referências: Carlos; Património Edificado de Santiago do Cacém- Breve Inventário; Edição Colibri/CMSC, Julho 2001.
Classification:Housing
Chronology: 20th-21st century
Location: Locatedat Rua Machado dos Santos nº 29
Property: Belonging to Casal Silva
References: Carlos; BuiltHeritageof Santiago do Cacém- BriefInventory; Colibri/CMSC Edition, July 2001.

Classement : Logement
Chronologie : 20e-21e siècle
Localisation : Situé à Rua Machado dos Santos nº 29
Propriété : Appartenant à Casal Silva
Références : Carlos ; Patrimoinebâti de Santiago do Cacém - Brefinventaire ; Édition Colibri/CMSC, juillet 2001.

Esta moradia foi mandada construir na década de 1920 pelo próspero e multifacetado empresário Francisco Duarte, que distribuiu as suas actividades, entre outras coisas, pelo aluguer de um automóvel, por uma tipografia e pela publicação de um jornal denominado Petizinho.
O proprietário procurou dar a esta casa um ar citadino, seguindo um modelo de fachada largamente utilizada nos bairros e habitações burguesas dos anos vinte do século XX.
É de salientar também a sua frontaria revestida em azulejos vidrados, de matriz avermelhada. a imitar tijolo, e um friso interrompido com motivos florais de Arte Nova.
É uma das moradias que se destacam da sua época de construção pelas características mais arrojadas e marcantes do estilo Arte Nova.
This house was built in the 1920s by the prosperous and multifaceted businessman Francisco Duarte, who distributed his activities, among other things, by renting a car, a printing press and the publication of a newspaper called Petizinho.

The owner sought to give this house a city feel, following a façade model widely used in neighborhoods and bourgeois housing in the 1920s.
Also noteworthy is its façade covered in glazed tiles, with a reddish matrix. imitating brick, and a frieze interrupted with Art Nouveau floral motifs.

It is one of the houses that stand out from its construction period due to the boldest and most striking features of the Art Nouveau style.

Cette maison a été construite dans les années 1920 par l'homme d'affaires prospère et multiforme Francisco Duarte, qui a distribué ses activités, entre autres, en louant une voiture, une imprimerie et la publication d'un journal appelé Petizinho.

Le propriétaire a cherché à donner à cette maison un esprit citadin, suivant un modèle de façade largement utilisé dans les quartiers et l'habitat bourgeois des années 1920.
A noter également sa façade recouverte de tuiles vernissées, à matrice rougeâtre. imitant la brique, et une frise interrompue de motifs floraux Art Nouveau.

C'est l'une des maisons qui se distingue de sa période de construction par les caractéristiques les plus audacieuses et les plus frappantes du style Art Nouveau.