GREASE FESTIVAL / NOS TEMPOS DA BRILHANTINA - Associação Cultural Santiago do Cacém

|RECORDAR
É VIVER
|RECORDAR É VIVER  GREASE FESTIVAL -NOS TEMPOS DA BRILHANTINA

A Associação Cultural de Santiago do Cacém e a Sociedade Harmonia (de Santiago do Cacém) realizaram o Grease  Festival: Nos Tempos da Brilhantina, que como o próprio nome indica, pretende recordar os anos 50 do século XX em 2017 e 2018 na zona histórica da cidade de Santiago do Cacém.
A década de 50 foi uma época de transição na cultura mundial, até então o jazz e o pop eram as formas predominantes de expressão musical. Nesta altura, surge o rock and roll .
Rock and roll é o nome de um estilo musical que veio da expressão “rocking and rolling”, que quer dizer “balançar e rolar”. As suas principais influências são: Blues, Boogie-woogie, Country, Folk, Gospel e ritmos africanos.
O Rock and Roll nasce de uma atitude "anti" por parte da juventude relativamente aos valores dos seus antepassados, constitui um dos mais importantes movimentos sócio-culturais do século XX.
A música rock and roll gerou novos estilos de danças: Swing, mambo e  o  twist. No cinema são os anos dourados dos musicais, destacando-se ainda filmes de suspense de  Alfred Hitchcock, de caracterização da juventude rebelde com James Dean.
A moda esbanjava glamour, seduzida pelo romantismo e feminilidade. A cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos.
Essa silhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e  manteve-se como base para a maioria das criações desse período. Christian Dior  liderou, até a sua morte em 1957, a agitação de novas tendências que foram surgindo quase a cada estação.

Objetivos Gerais

Contribuir para a valorização do território através da criação de um festival transversal às várias manifestações artísticas que vão desde a dança ao cinema, passando pela música dos anos 50, tão em voga.

Objetivos específicos

• Dinamizar o centro histórico da cidade onde ficam situadas as duas associações.
  • Contribuir para o reavivar da memória coletiva do local e da história.
  • Envolver a população na dinamização da iniciativa.
  • Criar sinergias principalmente com as associações locais.
  • Contribuir para o convívio intergeracional