CASA VERDE - Associação Cultural Santiago do Cacém

|  CASA VERDE
Classificação: Fachada de casa de habitação
Cronologia:   XX-XXI
Situação: Pertencia a D. Maria Luisa Botelho, tendo passada para os seus herdeiros
Propriedade: Pertence ao Municipio;
Referências: Carlos; Património Edificado de Santiago do Cacém- Breve Inventário; Edição
Colibri/CMSC, Julho 2001.
Classification: Facadeof a dwellinghouse
Chronology: XX-XXI
Location: Locatedon Rua dos Combatentes da Grande Guerra nº 18
Property: Itbelonged to D. Maria Luisa Botelho, havingpassed to herheirs
References:Carlos; BuiltHeritageof Santiago do Cacém- BriefInventory; Colibri/CMSC Edition, July 2001.
Classement :Façade de maison
Chronologie : XX-XXI
Localisation : Situésur la Rua dos Combatentes da Grande Guerra nº 18
Propriété : Ilappartenait à D. Maria Luisa Botelho, ayantpassé à seshéritiers
Références : Carlos ; Patrimoinebâti de Santiago do Cacém - Brefinventaire ; Édition Colibri/CMSC, juillet 2001.

Esta casa de habitação foi construída no século XIX, tendo como destaque a sua fachada toda revista em azulejos Arte Deco, realizados ao gosto das décadas de vinte ou trinta do século XX na antiga fábrica de Sacavém ( http://www.novoevelho.pt/fabrica-sacavem/ ).

Este revestimento de azulejar dos dois registos e da água furtada, realizada num padrão de verde dégradée, contando, igualmente. com as excelentes tonalidades escuras dos azulejos do friso (sanefa), conseguiu transformar e transfigurar a verdosa frontaria da “Casa Verde” numa intensa cortina virtual, claramente difícil de ultrapassar e de encontrar longe dos grandes centros urbanos.

This dwelling house was built in the 19th century, with the highlight of its façade being all revised in Art Deco tiles, made in the twenties and thirties of the 20th century in the former factory in Sacavém ( http://www.novoevelho.pt /manufacture-sacavem/ ).

This tile covering of the two registers and the attic, carried out in a green gradient pattern, also counts. with the excellent dark tones of the frieze tiles (pellet), it managed to transform and transfigure the green façade of the “Casa Verde” into an intense virtual curtain, clearly difficult to overcome and find far from large urban centers.

Cette maison d'habitation a été construite au 19ème siècle, avec le point culminant de sa façade étant toute révisée en tuiles Art Déco, réalisées dans les années vingt et trente du 20ème siècle dans l'ancienne usine de Sacavém ( http://www.novoevelho.pt /fabrication-sacavem/ ).

Ce revêtement en tuile des deux registres et du grenier, réalisé en dégradé de vert, compte aussi. avec les excellents tons sombres des carreaux de frise (pellet), il a réussi à transformer et à transfigurer la façade verte de la « Casa Verde » en un rideau virtuel intense, clairement difficile à surmonter et à trouver loin des grands centres urbains.